Tornado terá causado 18 milhões de euros de prejuízos
Os prejuízos causados pelo tornado no concelho da Sertã ascendem a seis milhões de euros. A esta estimativa acrescem os 12 milhões de euros de danos nos concelhor de Tomar e Ferreira do Zêzere.
foto HENRIQUES DA CUNHA/GLOBAL IMAGENS |
Jardim escola em Tomar ficou totalmente destruído |
Na Sertã, os prejuízos ascendem a seis milhões de euros, segundo o presidente da autarquia, José Nunes Farinha.
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, solicitou ontem, quarta-feira, que os autarcas afectados pela intempérie fizessem uma estimativa de prejuízos que pretende levar à reunião de hoje, quinta-feira, do Conselho de Ministros.
A maioria dos prejuízos calculados na Sertã diz respeito à destruição de uma fábrica de recolha e gestão de resíduos com danos que podem chegar aos três milhões de euros. O restante diz respeito a reparações nos telhados de mais de cem habitações.
"Os telhados requerem muita mão-de-obra o que encarece as obras necessárias", sublinhou o autarca, apontando para um valor médio entre 2000 e 2500 euros por casa.
Ao valor estimado, "haverá ainda que subtrair o valor das casas cobertas por seguro", situação que está a ser apurada.
Há ainda prejuízos em equipamento municipal, nomeadamente sinalização, limpeza e desobstrução de vias e espaços públicos. São "factos que estavam a passar despercebidos e que estamos a avaliar", destacou José Farinha Nunes.
O tornado afectou povoações em três das 14 freguesias do concelho: Palhais, Sertã (sede de concelho) e Troviscal
Nenhum comentário:
Postar um comentário