Mudanças anunciadas no governo de Cuba

Segundo informações divulgadas na noite de quinta-feira pela imprensa cubana, o presidente Raúl Castro realizou três mudanças no governo da ilha comunista. As mudanças, que incluem o corte de 500 mil empregos estatais, ocorrem em um momento onde o regime debate uma série de medidas para modernizar o sistema socialista e deixá-lo mais eficiente.
Ainda de acordo com o comunicado oficial, o comandante Ramiro Valdéz Menéndez, de 78 anos, membro "histórico" da Revolução, deixa o cargo de ministro de Informática e Comunicações, mas segue como vice-presidente. O posto será ocupado pelo general Medardo Díaz Toledo, engenheiro de 48 anos. Valdéz Menéndez terá a função de supervisionar vários ministérios, como o próprio Informática e Comunicações, Construção e Indústria Básica.
Fidel Figueroa de la Paz foi afastado do cargo de ministro da Construção. A destituição aconteceu porque houveram "erros cometidos na função", segundo o comunicado. O ministério será comandado por René Mesa Villafana, um engenheiro civil de 52 anos que é presidente do Instituto Nacional de Recurso Hídricos (INRH) desde 2007. Inês María Chapman Waugh, de 44 anos, foi nomeada presidente do INRH com status de ministra.
Desde que assumiu o poder após a doença do irmão Fidel, Raúl Castro já fez várias mudanças ministeriais. Em 2009, ele determinou a saída do Executivo de quatro vice-presidente e oito ministros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário