sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ameaça de bomba // Passageiros evitam sequestro de voo


 
Brasília - Passageiros e tripulantes do voo TK 1754, da Turkish Airlines, viveram momentos de pânico na noite de quarta-feira, quando o turco Cuma Yasar anunciou o sequestro da aeronave, que viajava de Oslo para Istambul. O tormento começou 50 minutos antes do pouso. Fora de si, o homem de 40 anos, nascido em uma vila curda da Anatólia, deixou a poltrona que ocupava, foi até a cabine do piloto e, aos gritos, ameaçou explodir uma bomba, caso o avião não retornasse naquele momento para a Noruega. Yasar acabou dominado pelos passageiros e pela equipe de bordo. Quando a aeronave chegou no Aeroporto Internacional Atatürk, a polícia prendeu o sequestrador, que não carregava nenhum explosivo.

De acordo com o jornal norueguês Avisa Hordaland, Yasar não queria retornar para a Turquia. Um amigo do sequestrador disse que ele tentou, por diversas vezes, obter a sua autorização de permanência na Noruega, mas nunca a conseguiu. O gabinete norueguês de imigração não confirmou a informação e evitou fazer comentários sobre caso. Yasar vivia em um centro para imigrantes que aguardavam uma decisão sobre os seus pedidos de asilo.

Para os policiais que interrogaram Yasar em Istambul, ele teria ´problemas psicológicos`. As autoridades encontraram no casaco do homem um cartão identificando-o como alguém que sofre de uma deficiência. Passageiros relataram que o turco entrou na cabine dos pilotos encapuzado, gritando que tinha uma bomba e exigindo o retorno da aeronave para Oslo. Segundo Salim Tahar, que estava no voo Oslo-Istambul, o sequestrador teria se alterado muito no avião e exibia um objeto pendurado em seu corpo que parecia ser uma bomba.

Com a ajuda de alguns passageiros, a equipe de bordo conseguiu deter Yasar. A tripulação transferiu a maioria das pessoas que estava no voo para a parte dianteira do avião, que pousou em Istambul antes do horário previsto. ´Vi uma luta entre passageiros e um homem com uma máscara, transportando um dispositivo que parecia um aparelho de rádio`, disse Lelya Kilic, uma das passageiras.

No aeroporto, enquanto os passageiros corriam para desembarcar, cerca de 30 agentes subiram a bordo e prenderam o sequestrador. Quando a polícia chegou, um dos viajantes estava sentado em cima de Yasar para impedir que ele fugisse. ´Alguns passageiros se benziam, outros rezavam e todos ficaram muito nervosos`, disse Salim Tahar. O Boeing 737-800 da Turkish Airlines levava 60 passageiros e sete tripulantes. Ninguém ficou ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário